terça-feira, 20 de outubro de 2009

Volkswagen e a “teoria da diversão” na Suécia.


A Volkswagen criou uma iniciativa na Suécia, através do site Rolighetsteorin.se, para mostrar que a felicidade e a diversão é o melhor caminho para gerar mudanças e melhorias no mundo. Rolighetsteorin seria algo como Teoria da Diversão.

Um dos experimentos mais legais feitos pela montadora alemã é a escada de piano. Quando era apenas uma escada comum, enfadonha e, obviamente, sem o componente rolante de sua companheira ao lado, ninguém nem olhava pra ela. Mas uma transformação no ambiente público mudou tudo.

No outro experimento, um equipamento sonoro foi instalado em uma lixeira na rua. Quando alguém jogava algo, o barulho era capaz de divertir qualquer um.

O Rolighetsteorin.se ainda apresenta um concurso que irá escolher as melhores idéias divertidas com potencial de tornar a nossa vida melhor. Quem quiser participar, e aí é melhor que você saiba sueco, pode enviar texto, imagens, storyboards, vídeos conceitos, etc, para exemplificar o pensamento. A idéia escolhida será premiada com 2400 euros.

A criação é da DDB de Estocolmo.

2 comentários:

  1. Queridos alunos e colegas;

    Quero destacar este "case" para ilustrar como a simplicidade ainda se perpetua como o elemento mais marcante da criatividade. Essa ação mostra como a Propaganda imperativa, exclusivamente captalista, instrusiva e convencional, dos tradicionais media, está ultrapassada, cafona e especialmente sem eficiência. Parabéns, a VW por aprovar a idéia da Agência DDB de Estocolmo e pelos criativos que spostaram na sensibilidade humana.
    Ainda precisamos aprender muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a frase a seguir resume tudo. “ A equação vitoriosa que resulta em liderança absoluta no mercado é formada pela soma da qualidade com a capacidade de inovar.” Ligia Grenche Gonçalves (Folha Top Of Mind 2009).

    ResponderExcluir